Todos os post de Administrador

Canoas abre seleção para médicos geriatras, neurologistas e psiquiatras

Profissionais aprovados têm previsão de iniciar os trabalhos a partir de maio

A Fundação Municipal de Saúde realiza o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de profissionais nas funções de médico geriatra, neurologista adulto e pediátrico, e psiquiatra, para atuação nas Unidades de Saúde de Canoas. O início das atividades acontece após resultado final do processo no dia 3 de maio.

O contrato de trabalho tem caráter emergencial, por tempo determinado, e poderá ser firmado com o prazo inicial de até seis meses, podendo ser prorrogado por necessários períodos, no limite de até vinte e quatro meses, conforme necessidade da administração.

As inscrições acontecem de 2 a 10 de abril. Para efetuar o pedido de ingresso no processo seletivo, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico https://forms.gle/orV8i1uXNkvhzK3x5 e pagar a taxa de R$100,00, por depósito bancário identificado, até o último dia do período de inscrições.

Sobre vagas, carga horária e remuneração, cada área de atuação disponibiliza uma vaga mais cadastro reserva, com 20 horas semanais e oferece remuneração de R$ 8.784,22. Os candidatos devem apresentar certificados de ensino superior completo em medicina, especialidade na área escolhida, previstas do edital, e registro ativo e regular no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul – CREMERS.

Informações sobre outros detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital completo disponível no site da Prefeitura: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc e pelo portal da Fundação Municipal de Saúde http://www.fmsc.rs.gov.br/.

Canal de Denuncia de Assédio da FMSC

A Fundação apresenta o fluxo para encaminhamento das denúncias de assédios e violência, por meio da CIPA.

PROTOCOLO PARA ENCAMINHAMENTO DE DENÚNCIAS DE ASSÉDIO E VIOLÊNCIA

Atendendo à Lei 14.457 de 22 de Setembro de 2022, as denúncias de possíveis situações de assédio e/ou violência ocorridas entre ou envolvendo trabalhadores da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), serão registradas da forma como se segue:

Formulário de denúncias clique !

A CIPA receberá o formulário preenchido e dará seguimento, com orientações iniciais do Departamento Jurídico da FMSC;

Caso a denúncia não seja caracterizada como assédio e/ou violência, a CIPA fará a devolutiva ao DENUNCIANTE, através de e-mail registrado no formulário, encaminhando a situação à Ouvidoria da FMSC para seguimento; Em se tratando de situações de assédio e/ou violência, a CIPA procederá à investigação inicial;

Os relatos e documentos apurados na investigação inicial serão encaminhados à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que procederá à abertura de Processo Administrativo Disciplinar-PAD, iniciando pela sindicância do mesmo, ou no caso de assédio configurado como sexual, se juntará à Diretoria Jurídica (DJ) para demais procedimentos regulamentados;

Após o encaminhamento à DGP, a CIPA fará a devolutiva ao DENUNCIANTE, através de e-mail registrado no formulário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto “Cuidar de quem cuida de você” – Psicóloga Carine

De abril a julho deste ano, foi desenvolvido o projeto “Cuidar de quem cuida de você”, elaborado em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Quadrante Sudeste e a psicóloga Carine Budzyn, do Serviço Especializado ao Colaborador (SEC/FMSC). Sua essência foi pautada na importância das habilidades e afetos na relação profissional-usuário para a saúde mental do colaborador.
Partindo da frase “Podemos ter chegado em diferentes navios, mas hoje estamos todos no mesmo barco”, de Martin Luther King, os profissionais foram convidados a expressar, através da escrita, algo que pudesse sensibilizar o usuário a se imaginar em seu lugar como trabalhador da saúde, assim revelando que também são vulneráveis e merecem ser acolhidos. Cada um pôde colocar suas ideias e sentimentos em nuvens de papel que foram fixadas em um painel localizado na recepção das Unidades. Esse painel foi construído para ser interativo, como um dispositivo de comunicação e trocas entre profissionais e usuários. Para tanto, foram disponibilizados aos usuários, em caixinhas, corações de papéis para recados a serem fixados no mesmo.
Na CSF Primeiro de Maio, por exemplo, foram contabilizados mais de 60 mensagens de agradecimento deixados pelos usuários aos profissionais da Unidade, além de fotos e cartas. Esta e as demais equipes do Quadrante Sudeste agradecem aos usuários pelo imenso carinho, e participam que esse ato de consideração e reconhecimento apresentou um efeito transformador em si e em suas rotinas laborais. Acredita-se que uma semente de reflexão sobre empatia, gratidão e reciprocidade possa ter sido plantada em quem se deixou tocar pelas palavras. Que esta siga florescendo!

 

JULHO AMARELO

A hepatite é uma doença que pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, e infelizmente, aqui no Brasil, é muito mais comum do que imaginamos. Precisamos nos atentar aos sintomas, estar com a vacinação em dia, e tomar todos os cuidados recomendados.
Temos que nos cuidar!

Inauguração UBS Fátima

Hoje inauguramos a UBS Fátima, na rua João Nicolau, 218.
A nova estrutura conta com 5 consultórios médicos, 2 consultórios odontológicos, salas de espera, sala de vacina, sala de triagem, de curativos, de inalação e esterilização. Além de sala de reuniões, sala para administração, depósito de materiais e resíduos, sala do almoxarifado, vestuários e refeitório.
Assumimos cada vez mais o nosso compromisso de fazer mais pela saúde de Canoas.

Reunião Extraordinária

No dia 16 de junho, no Auditório do Canoasprev, foi realizado um encontro entre a Diretoria Executiva da Fundação Municipal da Saúde de Canoas (FMSC), seus diretores, os responsáveis técnicos, apoiadores de rede e os gestores das 26 Unidades Básicas de Saúde do Município. Também estiveram presentes o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Mario Antônio Dhein, o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Maicon de Barros Lemos, a Secretária Adjunta de Saúde, Sra. Roberta Pires Bazzo, o Assessor Superior responsável pelo Núcleo de Mobilização, Participação e Comunicação, Sr. Giuliano Amaro da Silva e o Diretor de Mobilização, Sr. Fabiano Machado dos Santos. Na pauta falas sobre a importância da FMSC na atenção básica da cidade, seus desdobramentos e as metas traçadas para o ano de 2021. Os gestores foram os grandes palestrantes expondo as reais situações das unidades básicas, suas demandas, ideias e necessidades, deixando tudo alinhado para conseguirmos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços ofertados à população.